O uso do geoprocessamento na territorialização da Atenção Básica no Sol Nascente – DF-2012

Patricia Escalda, Rafael Castro Catão, Adeir Archanjo Mota, Fabiana Barbosa, Daniela Oliveira

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como pilares a territorialização e a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em microáreas. Na operacionalização do ESF as ferramentas de geoprocessamento auxiliam na delimitação das áreas de atuação dos ACS e no mapeamento e análise espacial de agravos à saúde dos grupos populacionais atendidos.

Objetivos: Descrever a metodologia de trabalho utilizada no mapeamento das microáreas e na delimitação do território de atuação dos ACS de um Centro de Saúde responsável pelo setor Sol Nascente- Ceilândia/ Distrito Federal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No primeiro momento foram realizadas reuniões com os profissionais de saúde do Centro de Saúde para a apresentação do projeto. Posteriormente, numa área piloto as equipes foram instrumentalizadas no manuseio do receptor de GPS e realizaram uma capacitação nas ferramentas de geoprocessamento. Prosseguiu-se com o trabalho de campo, em que os ACS, juntamente com estudantes de graduação, coletaram as coordenadas dos domicílios atendidos e de pontos críticos relacionados ao saneamento básico. Os pontos coletados em campo foram extraídos do GPS Garmim eTreck Vista® H utilizando o software GPS Track Maker e inseridos em ambiente georeferenciado no software TerraView.

Resultados: A metodologia utilizada permitiu a elaboração de um Sistema de Informações Geográficas, que nos possibilitou mapear as microáreas e os percursos dos ACS, identificando os endereços e os pontos críticos no setor Sol Nascente/DF.

Conclusão ou Hipóteses: Este estudo permitiu identificar as microáreas dos ACS que devem ser priorizadas para a intervenção em relação ao saneamento básico e como consequência contribuir para a melhoria da situação de saúde neste território. Considera-se ainda que é cabível a incorporação do geoprocessamento nas atividades de educação permanente dos profissionais da ESF, visando sua aplicação na rotina.

Palavras-chave


Saúde da Família; Atenção Básica; Territorialização

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.