Perfil dos egressos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza

Magda Moura de Almeida Porto, Gizelle Lima Barbosa, Ana Paula Farias Maia, Victor Rezende Veras, Cláudio Alves Albuquerque

Resumo


Introdução: A análise do perfil do egresso é umas das dimensões da avaliação do programa institucional do curso de medicina da Universidade de Fortaleza com o objetivo de identificar se a formação oferecida está sendo voltada para as reais necessidades da população.

Objetivos: Descrever a distribuição dos postos de trabalho ocupados pelos médicos egressos da UNIFOR seis meses após sua graduação, e analisar a percepção dos mesmos quanto à importância das experiências dos estágios do internato de saúde coletiva para a sua prática profissional atual.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este trabalho transversal e descritivo constitui-se da elaboração e aplicação de um questionário estruturado a uma turma de 57 médicos, provenientes da primeira turma do curso de medicina da UNIFOR. Quatro itens abordavam o perfil das atividades trabalhistas, e um item solicitava o aluno a quantificar em uma escala numérica a importância dos estágios do internato de saúde coletiva para sua prática. A primeira versão eletrônica do formulário foi construída no Survey Monkey®, enviada por e-mail e Facebook, estando disponível de setembro a dezembro de 2012. Em janeiro e fevereiro de 2013, os alunos não respondentes foram contatados diretamente por telefone ou por abordagem pessoal.

Resultados: Foi contactada uma amostra de 41 médicos (72%). Negaram-se a participar do estudo 14% e 28% não foi encontrado com os dados de contato. A maioria dos egressos trabalha cerca de 30 horas semanais (52%), em um único serviço de saúde (42%), no interior do estado (79%) com ganho médio líquido de R$8.500 (12 salários mínimos). Não sendo excludentes os locais de trabalho, o Programa de Saúde da Família absorve 66% dos recém-formados, sendo 86% dessas ocupações no interior do Ceará.Em Fortaleza, os egressos trabalham em serviços de urgência (53%), UPAs 24h (27%) e outros serviços hospitalares (27%).O estágio de saúde mental foi a experiência que mais contribuiu para a prática profissional.

Conclusão ou Hipóteses: A avaliação do campo de prática profissional atual reforça a necessidade de aprimorar o treinamento e desenvolvimento dos estudantes para estes cenários, ou seja, Atenção Primária em cidades de pequeno e médio porte e serviços de urgência e emergência. 
Espera-se deste modo poder contribuir para o desenvolvimento do projeto educacional do curso.

Palavras-chave


Egressos; Medicina; Recém-Formado

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.