Conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica de participantes de uma educação em saúde

Júlia Hilda Lisboa Vasconcelos, Laís Araújo Tavares da Silva, Franciane do Socorro Rodrigues Gomes, Andressa Tavares Parente, Sylvia Regina de Vasconcelos Aguiar

Resumo


Introdução: Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, esta doença possui alta prevalência e baixa taxa de controle é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Desta forma, o conhecimento da população acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) torna-se imprescindível, agindo como fator protetor na prevenção dessa patologia.

Objetivos: Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de participantes de uma ação de educação em saúde sobre Hipertensão Arterial Sistêmica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido durante uma ação de educação em saúde em uma faculdade privada da cidade de Belém, Estado do Pará. A amostra foi constituída por 74 participantes da ação em saúde. Aplicado questionário com perguntas objetivas e subjetivas que englobavam aspectos pessoais e a seguinte pergunta norteadora: O que você sabe a respeito da Hipertensão Arterial Sistêmica ou Pressão Alta? Os dados colhidos foram analisados e categorizados quanto às temáticas presentes nas falas.

Resultados: Os entrevistados tinham entre 18 e 64 anos, a maioria do sexo feminino, renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos e ensino médio completo. Dentre as categorias obtidas, 56,2% caracterizaram a doença quanto aos sinais e sintomas; 7,8% a definiram em termos de fatores de risco; 7,8% relataram acerca de cuidados com a patologia e 28,1% não souberam responder. A temática acerca da prevenção da doença não foi citada em nenhuma fala. Dos que opinaram 30,4% responderam de forma insatisfatória as características da doença. Verificou-se a tendência de associar a doença apenas a um quadro de aumento da Pressão Arterial. A escolaridade foi significativa para maior conhecimento em relação à doença.

Conclusão ou Hipóteses: O presente estudo evidenciou que além da generalização acerca do que seja a HAS, boa parte das pessoas desconhecem a doença ou conhecem muito pouco. A prevenção e o reconhecimento de fatores de risco, elementos essenciais para diminuição dos índices epidemiológicos da patologia, continua sendo desvalorizada pela população.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Hipertensão; Conhecimento.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.