Rumo ao interior: percepção dos graduandos de Medicina em Itapiranga

Luana Catarina Marinho Serruya, Celsa da Silva Moura Souza, Alef Alioscha Andrade Maia

Resumo


Introdução: O Programa Saúde e Cidadania da Universidade Federal do Amazonas visa promover a interação entre a universidade e a comunidade, envolvendo graduandos e residentes por meio das atividades lúdicas e feiras para desenvolver ações de promoção e saúde, favorecendo o processo de ensino aprendizagem.

Objetivos: Descrever a experiência vivida dos graduandos ao utilizar as técnicas pedagógicas para a realização da feira de saúde e do seminário com os gestores do município.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A abordagem foi qualitativa baseada na técnica dialogada, com descrição da experiência humana vivida pelos graduandos. O cenário foi desenvolvido no mês de janeiro de 2013 com os participantes da feira de saúde por busca ativa e do seminário realizado com os gestores locais no município de Itapiranga, Amazonas, com aplicação de várias técnicas pedagógicas para consolidar as praticas da educação em saúde diante das temáticas voltadas a saúde da mulher e do homem, DST’s e doenças tropicais.

Resultados: Devido a uma série de intercorrências, o público alvo esperado da feira foi diminuído. O acontecimento de um incêndio próximo da praça onde ocorreu o evento ocasionou um apagão geral na cidade, dificultando a participação da comunidade. Além disso, notou-se uma significativa falta de adesão da população, apesar da intensa divulgação, sendo necessário o uso de busca ativa nos arredores do evento atingindo uma demanda de aproximadamente 50 pessoas. Já no seminário, os dados encontrados durante um ano de desenvolvimento do projeto foram demonstrados gerando um relatório com vantagens e fragilidades observadas nas políticas de saúde, que pode ser aplicado na gestão municipal do ano vigente.

Conclusão ou Hipóteses: Ações de extensão universitária favoreceram a troca de experiências entre acadêmicos e gestores municipais, disponibilizando um relatório que poderá ser aplicado para aperfeiçoar a gestão do ano vigente. As promoções de saúde desenvolvidas foram de grande valia para os acadêmicos, já que foi perceptível a participação e troca de saberes entre alunos e comunidade por meio de ações construtivistas.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.