Atenção Básica em Saúde na formação médica como objeto de estudo

Maria Socorro Sousa, Marcia Maria Tavares Machado

Resumo


Introdução: Atividades sobre Atenção Básica em Saúde favoreceram o diálogo entre educação e saúde. Uma, com o grupo de professores responsáveis pela disciplina Atenção Básicas em Saúde I, na reestruturação do Plano de Curso. A outra atividade foi um serviço no Núcleo de Desenvolvimento da Formação Médica para analisar a disciplina longitudinal Atenção Básica em Saúde ouvindo os alunos e os professores.

Objetivos: Relatar como a Atenção Básica em Saúde e as práticas de formação médicas transformaram-se, de forma significativa, em objeto de estudo em um programa de Doutorado em Saúde Coletiva.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades realizadas nos últimos dez anos na saúde se desenvolveram a partir da concepção de pesquisa como princípio educativo. Seus relatórios têm como foco as temáticas: Formação, Gestão e Serviços, que ainda é um desafio relacionar, porque aprendemos muito bem a separar. O pensamento é disjuntivo e, além disso, redutor. Para problemas complexos, buscam-se soluções também complexas, lançando mão de uma lógica de pensamento complexo capaz de ligar e conferir um caráter de tecido. Por isto avaliar se a Atenção Básica em Saúde é ou não tecida com o entrelaçamento entre formação médica, serviço e gestão, mostrou-se um campo de estudo e emergência para realimentar o Sistema Único de Saúde.

Resultados: A experiência de trabalho trouxe um grande significado em relação ao limite do campo temático, tornando-se evidente o desejo de desenvolver uma pesquisa qualitativa no Programa de Doutorado em Saúde Coletiva, vislumbrando a possibilidade de incluir a avaliação como parte integrante do planejamento no processo de formação.

Conclusão ou Hipóteses: A pesquisa está em andamento e cada vez mais é percebida que a validade desta trajetória já percorrida só se dará se a partir dos dados já existentes forem produzidos outros dados, que ao serem interligados numa rede de significado possam contribuir com a fortificação do Sistema Único de Saúde, vitalizando a Atenção Básica tecida com o entrelaçamento da formação, gestão e serviço.

Palavras-chave


Formação Médica; Atenção Básica; Gestão e Serviço

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.