Ensino médico na Estratégia de Saúde da Família

Laís Gomes, Catrina Aragon, Mariana Cardoso, Paula Braga Jesus, Maria Kátia Gomes

Resumo


Introdução: Em 2009 a UFRJ ganhou o edital do PETSaúde, que visa colocar alunos de graduação de forma curricular na ESF,sob supervisão. Apresentamos a estratégia de implantação da pesquisa em hanseníase no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. É realizado ensino prático dermatológico por sessões de matriciamento em dermatologia, integrando alunos do PEThanseníase, alunos do 6º ano de Medicina e residentes.

Objetivos: Ampliar espaços de inserção dos estudantes de medicina e pós-graduandos na Atenção Primária à Saúde. Capacitar as equipes da ESF a reconhecer e tratar as dermatoses mais comuns na APS, com ênfase para a hanseníase. Aumentar a detecção de casos novos desta endemia em local de baixa captação.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas sessões de matriciamento com ênfase para hanseníase. As comunidades foram mobilizadas por ACSs e alunos graduandos. Realizou-se atendimentos por médicos residentes em dermatologia e MFC e alunos do internato de Medicina. Médicos da ESF com uma tutora dermatologista passavam por todos os consultórios. Foram definidas condutas e estabelecidos critérios para encaminhamentos ao dermatologista. Trata-se de educação continuada , com o objetivo de treinamento e melhora na resolubilidade da ESF, além da descentralização das ações de controle da hanseníase para a ESF.

Resultados: : Entre janeiro2010-dezembro2011 foram realizadas 41 campanhas: 16 (2,28%) casos de hanseníase; 31 (4,42%)de eczemas; 84 (11,98%)de dermatofitoses;19 (2,71%)de psoríase;46 (6,56%)de escabiose;24 (3,42%)de impetigo,16 (2,28%)de carcinoma basocelular e 2 (0,29%)de melanoma. Mais de 90% da demanda assistida foi resolvida na APS. Apenas os casos de psoríase (6,56%%), cabasocelular (2,28%) e melanoma (0,29%) necessitaram de atendimento especializado na dermatologia (37 casos-10,73 %).

Conclusão ou Hipóteses: Pode-se traçar o perfil epidemiológico das dermatoses, realizar de forma mais eficaz o controle da hanseníase e criar protocolos de tratamento para as afecções mais comuns. Realizado ensino inserido na APS, com os princípios de territorialização, conhecimento da realidade epidemiológica, compreensão do processo saúde doença e das implicações de ser portador de uma doença crônica e estigmatizante.

Palavras-chave


Dermatoses na Atenção Primária à Saúde; Treinamento em Serviço; Ensino Médico

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.