Implantação da disciplina Medicina de Família e Comunidade na graduação em Medicina

Leticia Arede Almeida, Danillo Zeferino de Oliveira Souza, João Vitor Peixoto Leal Zanirati, Débora Carvalho Ferreira

Resumo


Introdução: A necessidade de aprimorar a integralidade da saúde do indivíduo surgiu junto à evolução técnico-científica da medicina. Diante disso, alterações no currículo médico tornaram-se essenciais. Assim, a Medicina de Família e Comunidade (MFC), com inserção na Atenção Primária à Saúde, é um instrumento que permite a formação de médicos aptos a atenderem às necessidades individuais e comunitária.

Objetivos: O presente relato de experiência, tem como objetivo apresentar a experiência de implantação de uma disciplina de MFC na graduação de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, e expor uma avaliação inicial da mesma, através da visão dos discentes que dela participaram.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram utilizados métodos quali-quantitavos, através de um estudo de caso, baseado numa experiência pontual e transversal. Um questionário foi aplicado à primeira turma da disciplina de MFC da Faculdade de Medicina da UFJF, ingressada em agosto de 2011, com 24 alunos. Não se fez uso de quaisquer critérios de exclusão na seleção do questionário, e os alunos pertenciam a diferentes períodos do curso de medicina. 

A série de questões foi aplicada ao final do semestre, após a realização de todas as atividades teóricas e avaliações, e constava de perguntas que visavam à avaliação dos alunos frente aos métodos pedagógicos e ao conteúdo da disciplina.

Resultados: Considerando a motivação dos alunos pela matrícula na disciplina, a maioria apresentou interesse tanto na obtenção de créditos optativos, quanto no assunto abordado, e gostariam de aprender mais sobre o tema. Em relação às expectativas, frente ao cronograma, a quase totalidade dos alunos encararam a proposta de conteúdos de forma positiva e/ou apresentaram-se expectantes. A metodologia da docente também fora avaliada, e considerada pela maioria dos alunos como “boa”. 
No que se refere à importância dos conteúdos lecionados, os discentes avaliaram que os conteúdos teóricos foram “relevantes”, ao passo que os temas práticos foram considerados “mais relevantes”.

Conclusão ou Hipóteses: A inserção da disciplina de MFC na UFJF, corroborou a necessidade de implantação da mesma na grade curricular do curso médico. Além dessa disciplina proporcionar a formação de profissionais capacitados e que prezem pela longitudinalidade do cuidado, ela consta na ementa proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) ao curso de medicina.

Palavras-chave


Medicina de Família e Comunidade; Ensino; Educação de Graduação em Medicina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.