Internato em Saúde da Família na FAMED/PUCRS: importância e satisfação dos internos

Alexandre Moretto, Natalie Duran Rocha, Ana Paula Vieira Fernandes Benites Sperb, Maria Helena Itaqui Lopes

Resumo


Introdução: Ensino da MFC na graduação desafia o aluno a vivenciar a realidade SUS fora do hospital e em condições adversas. Em Porto Alegre, a cobertura da ESF é baixa, com diferentes gestores e condições de assistência, e as condições de trabalho dos profissionais não estimulam a seguir a formação. A Famed criou o internato de quatro meses em APS/MFC, que é avaliado pelos alunos.

Objetivos: 1-Avaliar a satisfação dos internos com o estágio, e a importância para formação médica, a qualidade da supervisão, a estrutura e os seminários teóricos.2-Comparar os resultados entre as turmas 2009,2010,2011.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este é um estudo transversal, com um enfoque analítico quantitativo; foi realizado através da aplicação de questionário semiestruturado, com questões fechadas simples e uma escala de Likert para descriminar as variáveis relativas às opiniões dos alunos. O questionário é entregue rotineiramente aos alunos que completaram o estágio quadrimestral como um meio de pesquisa de satisfação. Os resultados serão apresentados por estatística descritiva e inferencial.

Resultados: Serão apresentados gráficos e tabelas, com os principais resultados, que demonstram : 
1) A Satisfação geral com internato é de regular e boa, e o estágio é visto como melhor que a expectativa; 

2) A Qualidade da preceptoria foi considerada boa, com exceções pontuais; 

3) A má infraestrutura física das unidades não interferiu negativamente na avaliação do estágio;

4) As atividades teóricas sobre MFC, não foram avaliadas como relevantes. 

5) As avaliações tem sido melhores no decorrer dos anos.

Conclusão ou Hipóteses: O internato em Saúde da Família é relevante para a formação médica, apesar do contexto local pouco estimulante para a prática da Medicina de Família e Comunidade. 
A redução dos temores e preconceitos quanto à saúde da família tem permitido uma melhor avaliação e satisfação do estágio.

Palavras-chave


: Internato Médico; Formação em Saúde da Família; Avaliação Discente em MFC

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.