Métodos de ensino-aprendizagem utilizados nos processos educativos de agentes comunitários de saúde

Edilson Alves Pereira Júnior, Luciana Fernandes Amaro Leite, Mariana Leão Colares

Resumo


Introdução: As metodologias ativas, aquelas as quais possibilitam a inserção do educando como ator do processo de aprendizagem, estão alicerçadas em um princípio teórico significativo: a autonomia. Considerando a importância da Educação Permanente em Saúde para os ACS, os quais demandam necessidade de formação adequada, suscitou a necessidade de realizar este estudo.

Objetivos: Este trabalho teve como objetivo identificar práticas metodológicas utilizadas nos processos de educação para formação de ACS em unidades da ESF pólo de Residência em Saúde da Família do município de Montes Claros/ MG, relacionando à recomendação atual da literatura.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de abordagem quantitativa do tipo exploratório-descritivo. Foi realizado com 57 ACS pertencentes a 12 equipes de ESF pólo de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Montes Claros/ MG. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa a Universidade Estadual de Montes Claros, sob parecer número 451/11. Para coleta de dados utilizou-se como instrumento um questionário semiestruturado autoaplicável com um roteiro previamente testado. O questionário foi aplicado a cada participante mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados em Microsoft Office Excel 2007.

Resultados: Quanto à avaliação das metodologias mais utilizadas nas atividades de capacitação dos ACS 64% informam que as metodologias mais utilizadas são aquelas em que há participação ativa dos ACS. No tocante ao aprendizado alcançado a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, as quais se revelaram ser mais utilizadas aquelas do tipo ativas, os ACS atribuem um alto índice de aprendizado, 88% atribuem notas de 7 a 10 . Em relação ao emprego de recursos didáticos na capacitação de ACS nas equipes de saúde da família 93% dos ACS revelam que é utilizado algum tipo de recurso didático.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados permitem inferir que as metodologias utilizadas nos processos educativos realizados sugerem sinais de mudança paradigmática no modelo pedagógico tradicional até então vigente para metodologias de ensino-aprendizagem ativas. O significado de alta relevância atribuídos aos processos educativos para sua formação sugere que conscientemente os ACS atribuem valorização ao aprendizado.

Palavras-chave


Práticas Metodológicas de Ensino-Aprendizagem; Educação Permanente em Saúd;. Agente Comunitário de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.