Saúde bucal e fatores sócio demográficos de pacientes com hipertensão e diabetes

Mayara Mundstock Jahnke, Idiana Luvison, Sergio Antonio Sirena, Julio Baldisserotto

Resumo


Introdução: O Serviço de Saúde Comunitária (SSC) organiza seu processo de trabalho a partir das condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde, através das ações programáticas. Dentre elas, a atenção ao paciente com Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) é uma das prioritárias. Dessa forma, a equipe de saúde bucal (ESB) deve trabalhar de forma integrada com o objetivo de conhecer e atender estes pacientes.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é descrever características relacionadas à saúde bucal de pessoas cadastradas no Hiperdia.

Metodologia ou Descrição da Experiência: É um estudo descritivo transversal e faz parte de um estudo maior que investigou outros desfechos (protocolo de aprovação no CEP-GHC 10-261). A população alvo foi composta por pessoas acima de 18 anos cadastradas no Hiperdia. A amostragem foi aleatória e a entrevista foi realizada no domicílio, após o consentimento do paciente. Os dados foram digitados e analisados no programa SPSS 16.0. O número total de entrevistados foi de 2482 pessoas usuárias.

Resultados: Dentre esses, 60% consideravam sua saúde bucal como sendo positiva, 64% referiram ter menos de 20 dentes e 77% afirmaram não ter dificuldade de mastigar alimentos. Apenas 11% já foram encaminhados ao dentista por um médico ou enfermeiro. O número de dentes presentes esteve relacionado com escolaridade, renda e idade.

Conclusão ou Hipóteses: Estes resultados denotam a necessidade de ampliação e qualificação do trabalho das ESB em conjunto com os demais responsáveis pelo cuidado destes usuários, para que o acesso a SB realmente favoreça a integralidade do cuidado desta população.

 


Palavras-chave


Saúde Bucal; Doenças Crônicas; Hipertensão e Diabetes

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: