Escola como promotora de saúde em zona rural Ibiúna/SP-Brasil

Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas, Pedro Roberto Jacobi, Amanda Prandini, Gabriela Godinho de Almeida, Aparecida Helena de Souza Gomes

Resumo


Introdução: Escola Promotora de Saúde pode articular ações de naturezas diversas, envolvendo educação, saúde e meio ambiente, criar ambientes favoráveis à vida e fortalecer ação comunitária. A incorporação das práticas educativas integradas, principalmente na zona rural, onde não existe saneamento básico, necessitam ser elaboradas de acordo com as realidades locais.

Objetivos: Tratar o saneamento como uma abordagem sócio ambiental para promover não só a saúde do homem e a conservação do meio físico, biótico e suas relações. Propor atividades que estimulem a mudança de comportamento e hábitos na busca de melhores condições de saneamento e saúde dos escolares.

Metodologia ou descrição da experiência: Atividade desenvolvida em cinco escolas rurais da bacia do ribeirão da Vargem do Salto, totalizando 18 salas de aula, 349 alunos de quatro a doze anos de idade. Realização de reuniões com a comunidade e atividades com professores e alunos. Elaboração e distribuição materiais educativos. Elaboração e aplicação de questionários. Avaliação parasitológica dos alunos por meio de exames parasitológico de fezes. Todos os participantes tiveram consentimento livre e esclarecido do pai ou responsável legal.

Resultados: Foi elaborado o projeto pedagógico com a comunidade escolar, incluído no PPP - Projeto Político Pedagógico do Núcleo das Escolas Rurais em estudo. Produzido materiais educativos: seis painéis temáticos e apostilas para professores das cinco escolas. Realizadas 14 reuniões com professores, 06 com alunos e 05 com pais. Participação juntamente com professores e direção escolar em reuniões semanais de trabalho pedagógico coletivo. Realizado exames parasitológicos de fezes de 187 alunos que passaram em consulta com médica pediatra para tratamento e orientações.

Conclusões ou hipóteses: A interdisciplinaridade está implícita na elaboração e execução do processo pedagógico com práticas educativas integradas. A integração das comunidades local e escolar é primordial na promoção da saúde rural. O papel do professor é imprescindível, pois proporciona a integração do conhecimento às situações e problemas que afetam o bem-estar das pessoas e o ambiente em que vivem.


Palavras-chave


Área Rural; Promoção de Saúde; Ação Comunitária

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: