Associação entre escolaridade e representação da junção escamo-colunar em análises citopatológicas

Lucas Cappelletti, Victório Zanella Netto, Priscila Ferreira Cortez, Nicole Reis, Luciano Nunes Duro

Resumo


Introdução: A representação da junção escamo-colunar (JEC) - presença de células endocervicais e ectocervicais - em esfregaços citopatológicos é de fundamental importância na prevenção do câncer de colo uterino, pois é na JEC que se originam a maioria das atipias celulares.

Objetivos: Neste trabalho, propôs-se relacionar a representação da JEC e o grau de escolaridade das pacientes.

Metodologia ou descrição da experiência: Foi realizado um estudo observacional descritivo do tipo ecológico com dados coletados a partir de informações do SISCOLO, referentes à 15a e 19a coordenadorias regionais de saúde do RS, do ano de 2012.

Resultados: O banco de dados continha o resultado total de 29.326 lâminas, sendo 28.668 satisfatórias e 23.326 (80,93%) apresentaram a JEC. A representação da JEC nos exames citopatológicos relacionada com a escolaridade das pacientes se apresentou da seguinte forma: analfabetas 566 (79,94%), 1º grau incompleto 11.224 (80,18%), 1º grau completo 2.772 (83,59%), 2º grau completo 3.918 (83,84%), 3º grau completo 554 (86,43%).

Conclusões ou hipóteses: Prevalência da representatividade da JEC aumenta à medida que avança o grau de escolaridade entre as pacientes. Vários fatores podem ser considerados, entre eles a qualidade da coleta em função do nível socioeconômico destas pacientes que está associado ao grau de escolaridade. Demonstrando, assim, uma possível variação da técnica de coleta consoante às categorias, o que não seria ético.


Palavras-chave


Citopatológico; Junção Escamo-colunar; Escolaridade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: