Perfil de adesão ao tratamento não-farmacológico em hipertensos no Brasil: revisão sistemática

Rodrigo Bernardo Aguiar Moreira, Paula Maria da Vitória Sobral Santos, Douglas Ferraz Figueiredo Cacique, Talita Maria de Santana Oliveira, Maxlânio Azevedo Borges, Ricardo Coutinho Araujo, Nathan Mendes Souza

Resumo


Introdução: O tratamento não farmacológico (TNF) para hipertensão arterial sistêmica (HAS) está indicado como prevenção primária das doenças cardiovasculares (DVC) de primeira escolha, pois pode reduzir em 24% a 26% a taxa de mortalidade por DCV. A prevalência da não adesão à TNF representa um indicador de problemas do processo de cuidado em saúde.

Objetivos: Definir o perfil dos pacientes hipertensos referente a adesão ao tratamento anti-hipertensivo não farmacológico no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Metodologia ou descrição da experiência: Buscou-se artigos publicados até novembro de 2013 no Portal BVS, Embase, Science direct e Scielo usando os descritores: hipertensão, tratamento, não farmacológico, perfil, adesão, Brasil. Critérios de inclusão: estudos com pacientes hipertensos submetidos a TNF e com descrição do perfil dos hipertensos refratários ao TNF. Critérios de exclusão: artigos duplicados e com pacientes para os quais não foram prescritos TNF. Fez-se a seleção, extração de dados e avaliação da qualidade metodológica (uso do AMSTAR e Casp/Oxford) por pares independentes.

Resultados: Foram incluídos 21 artigos, todos de língua portuguesa, sendo 9 estudos transversais, 6 artigos de revisão, 3 estudos de coorte, 1 estudo caso-controle e 1 estudo qualitativo. Desses artigos, dois são de alta qualidade metodológica, 18 são de moderada qualidade e um de baixa qualidade. O perfil do paciente hipertenso refratário ao TNF apresenta fatores preditores como sexo masculino, idade avançada, baixa escolaridade, fatores psicossociais/emocionais e cronicidade da doença. A adesão ao TNF é baixa, sendo a dieta e o exercício físico as medidas com maior dificuldade para seguimento.

Conclusões ou hipóteses: Apesar da relevância do tema estudado, existem poucos estudos que abordam o perfil de adesão ao TNF em hipertensos e que pontuam quais as reais dificuldades envolvidas nesse processo. Portanto, novos estudos são necessários para orientar a prática médica na abordagem de hipertensos, considerando as limitações que impedem a adesão no controle da pressão arterial pelo TNF.

 


Palavras-chave


Hipertensão; Tratamento Não-medicamentoso; Adesão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: