Roda de conversa com gestantes: ensinando, aprendendo e interagindo

Bruna Vieira, Ana Ceratti, Quezia Peruzzo, Edinei Dambros, Mateus Giacomin

Resumo


Introdução: A gestação é um período onde é comum o surgimento de dúvidas sobre diversas questões que envolvem o corpo da mulher, sua saúde e a do bebê. Diante desta percepção, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), juntamente com estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), buscou proporcionar esclarecimentos às gestantes através de atividades de educação em saúde.

Objetivos: Relatar experiência de atividade de educação em saúde com gestantes atendidas em uma UBS do município de Passo Fundo/Rio Grande do Sul.

Metodologia ou descrição da experiência: A atividade ocorreu nos meses de janeiro a março de 2013, consistindo em encontros semanais efetuados no dia em que eram realizadas as consultas de pré-natal. Foram apresentadas palestras e dinâmicas desenvolvidas pelos acadêmicos do PET-Saúde, abordando temas como saúde bucal da mãe e do recém-nascido, alimentação saudável, amamentação, atividade sexual e mitos e verdades sobre a gravidez. Ao todo foram realizados 7 encontros com participação média de 18 gestantes. Esperava-se com esta ação promover aproximação entre equipe e gestantes, esclarecer dúvidas e transmitir informações.

Resultados: A realização dos grupos de sala de espera proporcionou um espaço de escuta e interação entre as gestantes, equipe e acadêmicos do PET-Saúde o que, muita vezes, não é possível pela grande demanda de atendimentos no serviço de saúde. Além disso, a abordagem dinâmica/interativa adotada possibilitou a valorização do conhecimento das gestantes sobre o período vivenciado, permitindo que opinassem e sugerissem temas de sua necessidade e interesse. Assim, foi possível esclarecer dúvidas, bem como, fortalecer o vínculo das gestantes com a UBS.

Conclusões ou hipóteses: A atividade possibilitou interação entre equipe e gestantes. Percebeu-se a necessidade de tornar esta atividade permanente, pois a informação é fundamental para a autonomia do cuidado em saúde, em especial no pré-natal e puerpério. Sugere-se, portanto, a manutenção destas atividades pelas equipes das UBS e a inclusão de profissionais e estudantes que contribuam para este tipo de ação.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Gestantes; Atenção Básica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: